FAFOR - Faculdade de Fortaleza

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Campus - Instalações

1. INSTALAÇÕES GERAIS

As instalações físicas são inteiramente adequadas às funções a que se destinam e estão descritas a seguir:

A IES dispõe de 35 salas de aula,com espaço físico em média de 74.80m2;
01 Portaria para alunos com catracas e porteiros
01 recepção de visitantes com2 recepcionistas e telefonista, com 9,24m2;
01 coordenação geral 13,25m2;
01 biblioteca com 304,98m2;
01 tesouraria/financeiro 44,17m2;
01 secretaria com 57,17m2;
01 gerência de unidade 12m2;
01 biblioteca com 350m2;
01 almoxarifado 9m2;
01 copiadora 9m2;
01 setor de eventos 10m2;
01 departamento de pessoal 15,52m2;
01 recepção da sala dos professores, com 2 funcionários
01sala dos professores com 74,80m2
01 recepção 20m2 com 02 auxiliares de coordenação;
01 direção geral com 12,82m2;
05 salas de coordenações de curso com aproximadamente 9m2 cada uma.
01 coordenação pedagógica com 9m2;
02 laboratórios de informática com 74,80m2 cada um;
01 sala de equipamentos audiovisuais com aproximadamente 10m2.
01 auditório/videoconferência com 81,95m2, capacidade para 100 alunos.
01área de convivência/lazer com aproximadamente 1.500m2;
01 cantina
01 ginásio coberto de tamanho oficial

PRÉDIO ANEXO 1: LABORATÓRIOS E EMPRESA JÚNIOR (COMPARTILHADO FAECE)

Recepção com aproximadamente 21m2, banheiros masculinos (3 pias,2
mictórios),femininos (2 sanitários e 2 pias), ambos com aproximadamente 13m2, 01
laboratório de anatomia com 85,68m2,
01 laboratório de Cardiologia com 54,88m2, 01
laboratório de Cinesiologia, com 74,80m2 e
01 banheiro masculino
01 banheiro feminino, ambos com aproximadamente 5m2.
01 Empresa júnior (Cursos Administração  e Ciências Contábeis- FAFOR) com 17m2;
01 sanitário masculino/01 feminino, ambos com 30m2;
01 sanitário masculino/01 feminino, ambos com 30m2;
01 sanitário masculino/01 feminino, ambos com 30m2;

PRÉDIO ANEXO 2: NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA – NPJ (COMPARTILHADO FAECE)

Térreo:
Recepção, banheiros masculino, feminino.
13 cabines com mesas, cadeiras rotativas e fixas, computadores completos.
Sala de mediação
Gabinete da Supervisão do NPJ
01 arquivo morto com 61,05m2

2. EQUIPAMENTOS

2.1. Recursos Audiovisuais/ Apoio geral

Item Quantidade
Televisores 03
Videocassetes 03
Retroprojetores 12
DVDs 04
Data Show 08
Câmera Fotográfica 02
Quadro Branco 34
Aparelho de Som 01
Computador 50
Impressora- jato de tinta e laser 25
Caixa de som amplifica 04
Caixa de som para computadore (conjuntos) 02
Câmera de Segurança 24
Mesa de som completa 01
Microfone sem e com fio 05
Notebook 01
Terminal de consulta 06
Rádio intercomunicador 08

2.2. Laboratórios de Informática

Equipamento Especificação Qte.
Computadores Computadores Syntax: Celeron 2,2 Ghz: Memória 256MRam; HD 40 Gb; Gravador de CD; Monitor 15’; 26
Computadores Accept: Celeron 2,1 Ghz: Memória 256MRam; HD 40 Gb; Monitor 15’; 26
Aquisição de acordo com as configurações atuais do mercado 25
Impressoras HP Deskjet 692C 01
Matricial RIMA XT-300 01
HP Deskjet 895 02

A instituição possui dois laboratórios de informática de uso geral que atendem satisfatoriamente aos cursos existentes e os demais previstos, e que poderão ser expandidos de acordo com a demanda.

3. SERVIÇOS

3.1. Serviços

Os laboratórios a serem utilizados nos cursos a serem oferecidos possuirão infraestrutura adequada, permitindo o oferecimento de serviços aos seus usuários, tendo presente a proposta pedagógica do curso. Os laboratórios estarão à disposição de professores e alunos nas diversas disciplinas, promovendo o desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino em sintonia com os avanços tecnológicos.

Os laboratórios estarão à disposição dos alunos para a realização de atividades fora do horário de aulas.

3.2. Normas de Segurança

A política de segurança e medicina do trabalho da instituição envolve todos os seus diversos setores como as obras civis e os setores de apoio.

A instrução das normas de segurança aos alunos é prioridade. Em todos os diversos laboratórios, serão adotadas normas de procedimento que visam à proteção dos professores e alunos. Os alunos ao iniciarem as disciplinas que utilizam laboratórios para aulas práticas, receberão do professor as normas de segurança para o devido uso de materiais e equipamentos e serão identificados “in loco” os equipamentos a serem utilizados em emergência de acidentes.

3.3. Plano de Atualização Tecnológica

Os recursos tecnológicos disponibilizados pela Faculdade têm por finalidade otimizar o ambiente tecnológico, reestruturando os recursos atualmente disponíveis e indicando novas formas de atuação.

Na ocasião, o Coordenador de Curso, os professores, os técnicos do Laboratório de Informática e os representantes do corpo discente avaliam a adequação dos equipamentos em número e modelo para atender às exigências do curso.

Em caso de identificação de deficiências, a IES atualiza os equipamentos disponíveis para que possa garantir o número e o modelo das máquinas às exigências dos cursos, às necessidades das disciplinas e às solicitações de professores e estudantes, além da aquisição de novas versões de Sistemas Operacionais, visando à melhoria do ensino das disciplinas do currículo.

A atualização dos equipamentos é feita a cada dois anos, ou tempo inferior, se necessário, por meio de upgrade. A atualização consiste na troca de um ou mais componentes do computador por componentes de melhor performance.

Para o período qüinqüenal do PDI, a previsão é de que seja montado, no mínimo, um novo laboratório a cada ano, de acordo com a quantidade de estudantes matriculados nos cursos existentes e em cursos que sejam criados neste período.

A utilização da Internet é gratuita e ilimitada para professores e para estudantes da Faculdade.

3.4. Plano de Manutenção dos Laboratórios

A manutenção dos equipamentos do Laboratório e material de apoio é realizada por técnicos responsáveis da própria Instituição e também por técnicos contratados por meio de convênio com empresas da região.

A manutenção externa é realizada, regularmente, duas vezes por ano, mediante solicitação por escrito feita pelos monitores do laboratório e sempre que se fizer necessário, pela equipe interna.

Os procedimentos de manutenção são divididos em 3 grupos: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção de emergência.

Os procedimentos de manutenção incluem as atividades de:

  • substituição de peças ainda em condições de uso ou funcionamento cujo tempo de uso esteja próximo ao final do tempo de vida útil;
  • reformas de instalações e equipamentos, de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho;
  • reformas necessárias à implementação de novas atividades;
  • reformas necessárias para a ampliação e/ou aumento da capacidade das atividades já existentes;
  • consertos e reformas necessárias após a ocorrência de acidentes e/ou incidentes;
  • reformas que atendem a minimização e/ou eliminação de riscos de acidentes de alta ou altíssima probabilidade.
3.5. Pessoal Técnico de Apoio

O pessoal técnico de apoio é orientado por um Chefe e um Auxiliar de Laboratório, capazes de oferecer o suporte aos usuários dos laboratórios, sejam eles estudantes ou professores. Esses profissionais estão disponíveis nos laboratórios durante os períodos previstos de funcionamento da Instituição. Caso o número de usuários dos laboratórios aumente, haverá o compromisso firmado de ampliar esta equipe.

3.6. Relação Equipamento/Aluno/Curso

O número de equipamentos existentes no Laboratório de Informática da IES é suficiente para o funcionamento dos cursos em andamento.

A IES, em função da demanda apresentada neste ano, elaborará projeto de expansão dos equipamentos, visando sempre à melhoria no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, com a proporcionalidade de 25 alunos por terminal.

3.7. Inovações Tecnológicas Significativas

Hoje o desempenho competente em qualquer profissão reclama o conhecimento e a prática de instrumental tecnológico e de multimeios.

O funcionamento de uma IES pressupõe a disponibilidade desses recursos e a presença de operadores capazes de propiciar uma gestão eficiente dos mesmos e de ensinar como utilizá-los, segundo os programas e objetivos propostos no projeto de cada curso.

Ademais, os recursos tecnológicos e de multimeios devem funcionar, também, como vias de integração da IES com a comunidade, mediante atividades complementares, extensionais e de serviços, de caráter interdisciplinar, inclusive como forma de conhecer melhor o mercado de trabalho.

A FACULDADE pretende adquirir e atualizar os instrumentos tecnológicos e de multimeios visando a ser um espaço ativo de produção de cultura e conhecimento, além de um centro de formação de profissionais qualificados.

Atualmente servindo como pólo de apoio presencial para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na modalidade Educação a Distância – EAD pela Universidade Paulista – UNIP, A Faculdade tem-se beneficiado pela troca de experiências pedagógicas entre as duas instituições e pela oportunidade de acompanhar passo a passo a implantação e gerenciamento deste tipo de curso, bem como as diferentes tecnologias nele envolvidas.

Tal convivência traz, inequivocamente, a familiaridade de docentes e discentes da Instituição com inovações tecnológicas das mais significativas no âmbito educacional, ampliando o leque de conhecimentos disponíveis à comunidade acadêmica e constituindo-se em possibilidade interessante para expansão futura das áreas de atuação da Faculdade.